Cooperativas Escolares  |  Natal Cooperativo  |  Princípios  |  Agenda de Eventos

  • O ROTEIRO DO COOPERATIVISMO

    Um roteiro histórico-cultural que reconstitui os primeiros passos do cooperativismo na América Latina.
    Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, guarda em suas paisagens lugares que contam uma história de força cooperativa, trabalho e união.
    Foi aqui que em 1902, um grupo de líderes inspirados pelo padre suíço Theodor Amstad, fundou a 1ª cooperativa de crédito da América Latina, em funcionamento até hoje.
    Nova Petrópolis preserva a vocação cooperativista o que se confirma através das diversas cooperativas, associações e cooperativas escolares em atividade.

    No roteiro é possível conhecer:

    Primeira sede da Sicredi Pioneira RS (1903 a 1933): casa construída em estilo enxaimel em 1900, pertenceu ao primeiro gerente Joseph Neumann.
    Praça Theodor Amstad: construída em 1942 pelos moradores para que a localidade recebesse cinco mil participantes do Congresso da União Popular. Nesta praça é possível visitar o monumento ao Padre Amstad e placa aos 100 anos da Associação Amstad (Volksverein).
    Igreja Católica São Lourenço Mártir: igreja histórica que abriga vitrais, pinturas, monu-mento e mausoléu do Padre Theodor Amstad.
    Memorial Padre Amstad: localizado na “Caixa Rural” (terceira sede da Sicredi Pioneira RS - 1953 a 1967), abriga peças e fotografias que contam os passos do patrono do cooperativismo na América Latina. No mesmo prédio está instalada a sede da Casa Cooperativa de Nova Petrópolis.
    Escola Padre Amstad: Durante a visita é possível conhecer o funcionamento de uma cooperativa escolar, a Cooeamstad.
    Cooperativa Piá: Fundada em 1967 é responsável pelo desenvolvimento de grande parte da cadeia produtiva da região, fabricando laticínios, com destaque para doces e creme de leite, iogurtes e bebidas lácteas.
    Parque Aldeia do Imigrante: o parque localizado no centro de Nova Petrópolis abriga uma aldeia de prédios históricos, entre eles, a reconstrução da primeira sede da cooperativa de crédito.
    Monumento Força Cooperativa: localizado na Praça das Flores, inaugurado em 2002, é o primeiro e o mais representativo monumento ao cooperativismo do mundo. Constitui-se de 7 pessoas representando as diversas profissões da época, que carregam uma pedra que "estava no caminho" - citada pelo Padre Amstad em 1900, fazendo referência à união de pessoas com objetivos comuns para superar dificuldades. A grande representatividade também é traduzida pelas 7 pessoas que sim-bolizam os 7 princípios do coopera-tivismo e as 7 cores da bandeira.

    Informações e agendamento:
    Horário Comercial: 54 9909 1112 | contato@casacooperativa.com.br
    Plantão: 54 9905 8948 | roteiro@casacooperativa.com.br


    Conheça o Natal Cooperativo.

    Saiba mais sobre a Capital do Cooperativismo.