Quem somos  |  História  |  Diretoria  |  Capital do Cooperativismo

  • IRMANDADE COM SUNCHALES
    CAPITAL DO COOPERATIVISMO DA ARGENTINA

    No ano de 2002 o Sr. Ivano Barberini (in memorian), então presidente da ACI (Aliança Cooperativa Internacional), esteve no Brasil, na cidade de Nova Petrópolis e teve a oportunidade de conhecer o Monumento ao Cooperativismo que fora inspirado em uma conhecida frase utilizada pelo Padre Theodor Amstad há mais de 100 anos. Na ocasião Barberini comentou que tratava-se do "primeiro monumento ao cooperativismo do mundo".

    Em 2006, na Itália, o Sr. Ivano Barberini, recebeu uma delegação de Sunchales (Argentina) para convidá-lo a participar da inauguração do "primeiro" monumento ao cooperativismo do mundo. Ao aceitar o convite, Barberini comentou que o referido monumento tratava-se do "segundo" e que o primeiro estaria na cidade de Nova Petrópolis, localizada no sul do Brasil. Incentivou, então, que os argentinos de Sunchales fossem conhecer o tão representativo monumento ao cooperativismo, chamado "Força Cooperativa", bem como a história e tradição cooperativista de Nova Petrópolis.

    Após a inauguração do monumento em Sunchales, Nova Petrópolis recebeu a delegação argentina para conferir a data de fundação do primeiro monumento ao cooperativismo no mundo. De fato era mais antigo que o argentino, sendo inaugurado em 2002. Nesta visita, soube-se que Sunchales possuía o título de Capital Nacional do Cooperativismo da Argentina, e sugeriu-se que Nova Petrópolis também poderia conquistar tal título em seu país. Foi o que aconteceu. Em 2007, por lei municipal; em 2008 por lei estadual; e em 2010, por lei federal, Nova Petrópolis tornou-se a Capital Nacional do Cooperativismo do Brasil.

    Em 2010, as duas capitais nacionais do cooperativismo oficializaram a irmandade trocando experiências, educação, história e cultura, mas, acima de tudo, fomentado o futuro do cooperativismo. O evento que oficializou a irmandade foi histórico para o cooperativismo mundial. Cerca de 600 pessoas lotaram o auditório do Centro de Eventos de Nova Petrópolis, para comemorar a homologação da irmandade. Sete países cooperativistas estiveram representados, prestigiando uma programação especial voltada para este momento inédito a nível mundial. O destaque do evento foi a presença da Dame Pauline Green, presidente da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), autoridade máxima do cooperativismo do mundo


    Conheça a Casa Cooperativa de Sunchales: casacooperativa.com.ar