Quem somos  |  Diretoria  |  Capital do Cooperativismo  |  Irmandade com Sunchales

  • NOSSA HISTÓRIA

    No ano de 2002 o Sr. Ivano Barberini (in memorian), então presidente da ACI (Aliança Cooperativa Internacional), esteve no Brasil, na cidade de Nova Petrópolis e teve a oportunidade de conhecer o Monumento ao Cooperativismo que fora inspirado em uma conhecida frase utilizada pelo Padre Theodor Amstad há mais de 100 anos. Na ocasião Barberini comentou que tratava-se do "mais representativo monumento ao cooperativismo do mundo".

    Em 2006, na Itália, o Sr. Ivano Barberini, recebeu uma delegação de Sunchales (Argentina) para convidá-lo a participar da inauguração do "primeiro" monumento ao cooperativismo do mundo. Ao aceitar o convite, Barberini comentou que o referido monumento tratava-se do "segundo" e que o primeiro estaria na cidade de Nova Petrópolis, localizada no sul do Brasil. Incentivou, então, que os argentinos de Sunchales fossem conhecer o tão representativo monumento ao cooperativismo, chamado "Força Cooperativa", bem como a história e tradição cooperativista de Nova Petrópolis.

    Após a inauguração do monumento em Sunchales, Nova Petrópolis recebeu a delegação argentina para conferir a data de fundação do primeiro monumento ao cooperativismo no mundo. De fato era mais antigo que o argentino, sendo inaugurado em 2002. Nesta visita, soube-se que Sunchales possuía o título de Capital Nacional do Cooperativismo da Argentina, e sugeriu-se que Nova Petrópolis também poderia conquistar tal título em seu país. Foi o que aconteceu. Em 2007, por lei municipal; em 2008 por lei estadual; e no dia 19 de janeiro de 2010, a partir da lei federal 12.205/2010, Nova Petrópolis tornou-se a Capital Nacional do Cooperativismo do Brasil.

    No dia 3 de março de 2010 foi criado um conselho executivo, reunindo diversas entidades da cidade com a finalidade de implementar um plano de ação em consequência ao título.

    Inspirada na experiência de Sunchales, no dia 15 de julho de 2011 foi fundada oficialmente a Casa Cooperativa de Nova Petrópolis, uma entidade sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo fomentar a educação e a cultura do cooperativismo na região, além de divulgar o título de "Capital Nacional do Cooperativismo".

    A Casa Cooperativa de Nova Petrópolis tem por finalidades específicas:
    a) Ensinar o cooperativismo à comunidade;
    b) Fomentar atitudes cooperativistas entre entidades e pessoas;
    c) Estimular a comunidade em ser multiplicadora do cooperativismo e do associativismo;
    d) Resgatar, preservar e disseminar a história do cooperativismo de Nova Petrópolis;
    e) Divulgar o título local de "Capital Nacional do Cooperativismo";
    f) Incentivar a criação de novas cooperativas e associações;
    g) Estimular o desenvolvimento de novas lideranças;
    h) Apoiar o desenvolvimento de entidades e pessoas que cultuam os princípios cooperativos e associativos.

    Seja um associado!

    Saiba mais sobre a Capital do Cooperativismo.