Quem somos  |  História  |  Diretoria  |  Irmandade com Sunchales

  • NOVA PETRÓPOLIS
    CAPITAL NACIONAL DO COOPERATIVISMO DO BRASIL

    No dia 19 de janeiro de 2010, Nova Petrópolis foi coroada com o título de "Capital Nacional do Cooperativismo", a partir da lei federal 12.205/2010, em virtude de ser o berço do cooperativismo de crédito da América Latina, por sediar a primeira cooperativa de crédito que funciona desde 28 de dezembro de 1902. Trata-se da Caixa de Economias e Empréstimos Amstad, que teve como líder o Padre Theodor Amstad, precursor do cooperativismo no Brasil. Esta cooperativa é a atual Sicredi Pioneira RS.

    A cidade é reconhecida por seu forte potencial turístico, carregando consigo também o título de Jardim da Serra Gaúcha; por suas cores, perfumes das flores e paisagem privilegiada, que trazem aproximadamente 800 mil visitantes anuais à cidade. Nova Petrópolis foi colonizada por imigrantes alemães e emancipada em 28 de fevereiro de 1955. Além da agricultura e indústria, que são os pilares da economia, a cidade consolida-se cada vez mais com o turismo, gerando emprego e renda, tornando Nova Petrópolis uma cidade fortemente presente nos roteiros turísticos do país. São cerca de 19.000 habitantes que dão vida às belezas novapetropolitanas.

    No campo do cooperativismo, Nova Petrópolis oferece um vasto roteiro de visitação: Sede da Sicredi Pioneira RS, Sede da Cooperativa Piá, Museu Sicredi, Museu Padre Amstad, Pedra Simbólica do Cooperativismo, Monumento ao Padre Amstad em Linha Imperial, e Monumento "Força Cooperativa". Este último, inaugurado em 2002, é o primeiro e o mais representativo monumento ao cooperativismo do mundo, conforme afirmação feita pelo ex-presidente da ACI (Aliança Cooperativa Internacional) Ivano Barberini, in memorian. O monumento foi inaugurado por ocasião do centenário da Sicredi Pioneira RS, e constitui-se de 7 pessoas representando as diversas profissões da época, que carregam uma pedra que "estava no caminho" - citada pelo Padre Amstad em 1900, fazendo referência à união de pessoas com objetivos comuns para contornar dificuldades. A grande representatividade também é traduzida pelas 7 pessoas que simbolizam os 7 princípios do cooperativismo e as 7 cores da sua bandeira.

    Tendo em vista a força que o cooperativismo possui na cidade, foi criada uma comissão para organizar a comemoração do título de Capital Nacional do Cooperativismo, que ocorreu no dia 3 de julho de 2010. Com a amplitude do título e a sinergia dos integrantes e entidades, a comissão recebeu um novo nome, Casa Cooperativa de Nova Petrópolis, que foi fundada oficialmente em julho de 2011, com o intuito de unir entidades e pessoas que valorizem o cooperativismo e associativismo para representá-las e fomentar o desenvolvimento econômico, social, cultural e educativo.


    Conheça mais sobre a cidade: novapetropolis.com.br